Perguntas Frequentes

Como funciona o Aquecedor Solar?
O Aquecedor Solar Hidroplac funciona por meio de diversos tipos de sistemas de instalação. O mais usado é o sistema por termossifão ou por gravidade, como mostra a figura abaixo onde o Coletor Solar (Placa), Reservatório de Água Quente (Boiler) e a Caixa D’água estão posicionados, respectivamente, um acima do outro com uma altura de no mínimo quinze centímetros (15cm) de distância entre um e outro. Para conferir essas medidas consultar as tabelas de especificações dos produtos Hidroplac® ou solicitar visita técnica ou encaminhar seu projeto para a Hidroplac® no email contato@hidroplac.com.br.
E o investimento, em quanto tempo se paga?
O investimento em um Aquecedor Solar Hidroplac® é relativamente acessível comparado ao custo-benefício oferecido pelo produto. O Aquecedor Solar Hidroplac® é o único eletrodoméstico que se paga com a própria economia gerada. O retorno do investimento para uso residencial se dá em aproximadamente três (3) anos. Para empreendimentos multifamiliares ou que possuem alto consumo de água quente como hotéis, pousadas, quitinetes, academias, hospitais e outros o retorno do investimento é ainda mais rápido, cerca de um ano e meio.
Existem critérios que devem ser observados no início de uma obra para instalar um Aquecedor Solar?
Sim. Para uma boa eficiência de um Sistema de Aquecimento Solar (SAS) é importante observar algumas características de instalação desde o projeto em qualquer obra.

O modelo mais comum de funcionamento do Sistema de Aquecimento Solar (SAS) é o sistema por gravidade ou termossifão onde é necessário obedecer algumas condições técnicas para um bom funcionamento.

Para que um sistema por gravidade tenha sua melhor eficiência é necessário atentar para as seguintes características: • Altura da caixa d’água. A caixa d’água deve ter altura suficiente para ficar em uma posição acima do boiler, ou seja, a base ou o fundo da caixa d’água deve ficar pelo menos uns 15 centímetros acima da parte superior ou mais alta do Boiler. • Localização do Boiler. É importante verificar a localização do Boiler para conferir sua posição e acesso posteriormente. As dimensões dos equipamentos podem ser verificadas nas tabelas de especificações dos produtos Hidroplac®. Atentar para a fase de instalação do Boiler, principalmente referente ao acesso do mesmo na cobertura ou na torre. • Distância entre o Boiler e os Coletores Solares. Para este tipo de funcionamento é extremamente importante que a distância entre Boiler e o Coletores Solares não ultrapassem 6 metros. Se a distância entre o Boiler e os Coletores Solares for maior que 6 metros o sistema perderá eficiência. • Telhado posicionado para o Norte. O hemisfério Norte é a posição mais indicada para se colocar os coletores solares, pois é a posição onde existe maior probabilidade de presença dos raios solares, principalmente no inverno onde o frio é mais intenso. Se não houver local para instalar os Coletores Solares na posição para o norte é possível instalar para o leste ou oeste com uma quantidade maior de Coletores Solares, aproximadamente 30% á mais de área de Coletor Solar. Não é recomendável instalar os Coletores Solares para o hemisfério sul. • Ângulo dos coletores solares. O ângulo do coletor solar é um fator importante, pois representa diretamente a eficiência do Sistema de Aquecimento Solar (SAS). Cada região terá um ângulo diferente que pode ser calculado utilizando a latitude + 10º. Exemplo: Joinville tem latitude de 25º + 10º = 35º. Em caso de residências com laje impermeabilizada ou telha de eternite será necessário fazer um suporte estrutural para instalar os coletores solares no ângulo adequado. • Incluir no painel elétrico da residência um disjuntor individual para o Aquecedor Solar Hidroplac® de acordo com o potencial elétrico da resistência do equipamento.

Caso as condições especificadas acima não sejam possíveis será necessário adaptar equipamentos para garantir a eficiência do Aquecedor Solar. É o chamado Sistema Forçado com microbombas de circulação que imitam a gravidade e outros equipamentos de controle e acionamentos que garantem o funcionamento adequado de um Sistema de Aquecimento Solar (SAS).
Moro em uma região exposta à salinidade, isto pode comprometer o equipamento?
Sim. É recomendável usar um Reservatório Térmico (Boiler) com aço inoxidável especial próprio para este tipo de utilização que é o Aço Inox AISI 316.
O Aquecedor Solar Hidroplac substitui a energia elétrica?
Não. O Aquecedor Solar Hidroplac® é utilizado para aquecer a água e não substitui a energia elétrica residencial como lâmpadas e eletrodomésticos. O equipamento que produz energia elétrica a partir da radiação solar é o Coletor Solar Fotovoltaico (CSF).
O Aquecedor Solar serve só para residências?
Não. O Aquecedor Solar Hidroplac® além de atender diretamente uso residencial pode ser também instalado nos mais variados empreendimentos que demandam água quente. Basicamente, os empreendimentos e obras que podem ser atendidas com o Aquecedor Solar Hidroplac® são: • Residências • Condomínios • Geminados • Edifícios • Pousadas • Hotéis • Motéis • Parque Aquático • Piscinas • Indústria de conservas • Indústria de medicamentos • Indústria de pastas, cremes e pomadas • Restaurantes • Pizzarias • Cozinha Industrial
O que é sistema de recirculação?
O Sistema de Recirculação (SR) é utilizado quando os pontos de consumo estão muito distantes do reservatório de água quente. Normalmente, é instalado um tubo de retorno a partir do último ponto de consumo ou o mais distante e, através do controle da temperatura, a água terá uma circulação forçada com bomba para trocar a água da coluna principal que está fria por água quente. Para este tipo de sistema recomenda-se utilizar um programador digital timer para uso apenas em horários de maior demanda de água quente, pois este tipo de instalação pode gerar um custo elevado de energia elétrica.
O que é um Aquecedor Solar?
O Aquecedor Solar Hidroplac é um equipamento que tem como principal função aquecer a água utilizando a energia solar. Então, o sol funciona como uma fonte geradora de energia, uma energia limpa, gratuita e ambientalmente correta. Este processo de transformação da energia solar em energia térmica é chamado de Sistema de Aquecimento Solar Térmico (SAST).
Posso aquecer a água do Boiler com meu fogão à lenha?
Sim. O fogão à lenha pode servir como um apoio do Sistema de Aquecimento Solar (SAS). Este sistema funciona através da instalação de uma serpentina no fogão à lenha que circula a água do Boiler aquecendo assim toda a água do Boiler. Este tipo de instalação pode ser utilizado sem os coletores solares que funcionará com um Sistema de Acumulação (SA) de água quente.
Posso pressurizar meu Aquecedor Solar?
Não. Se você já adquiriu um equipamento de baixa pressão não é possível pressurizar. Para pressurizar a rede hidráulica é necessário adquirir um Aquecedor Solar de alta pressão.
Posso programar o apoio elétrico do meu Aquecedor Solar?
Sim. Para maior comodidade é possível instalar um programador digital (timer) para fazer o controle automático do acionamento da resistência elétrica do reservatório térmico (Boiler) e, assim, manter a temperatura ideal para banho sempre sem precisar se preocupar em ligar ou desligar o disjuntor.
Posso usar o mesmo Aquecedor Solar para banho e para piscina?
Não. O Sistema de Aquecedor Solar para Banho (SASB) e o Sistema de Aquecedor Solar para Piscina (SASP) são dois sistemas independentes, pois o primeiro é uma água para consumo e a segunda é específica para banho não recomendável para consumo. O sistema de circulação da água também difere entre os dois sistemas. Veja a seguir:

O Sistema de Aquecedor Solar para Banho (SASB) apresenta um funcionamento baseado na gravidade, ou seja, é o Sistema por Termossifão (ST) ou o Sistema por Gravidade (SG), onde a água desce da caixa d’água para o reservatório térmico (Boiler), circula na placa quando houver radiação solar e sai para o consumo diretamente ligado à rede hidráulica da construção.

O Sistema de Aquecedor Solar para Piscina (SASP) funciona com um Sistema por Variação de Temperatura (SVT) onde a circulação só será acionada quando houver uma variação de temperatura entre a temperatura da piscina e a temperatura dos coletores solares (Placas). Exemplo: Se a temperatura da piscina está em 24ºC e a temperatura dos coletores solares atingiu 34ºC automaticamente haverá uma circulação e troca da água quente dos coletores solares pela água mais fria da piscina para novamente aquecer e, assim, tornar a aquecer enquanto houver variação de temperatura.
Posso utilizar água de poço artesiano, rio ou cachoeira?
Não. O Aquecedor Solar Hidroplac® padrão é utilizado somente para água tratada. Em caso de utilização de água de poço artesiano, ponteira, rio, cachoeira, ou de composição química agressiva (ferrítica) é recomendável usar o Reservatório Térmico (Boiler) com aço inoxidável especial que é o Aço Inox AISI 316.
Quais as vantagens do Aquecedor Solar?
O Aquecedor Solar Hidroplac® é um equipamento que apresenta inúmeras vantagens. Algumas delas são: • Sistema moderno, porém a tecnologia já existe desde a década de 80 • Promove o desenvolvimento sustentável • União das atividades da construção: engenheiro civil, engenheiro hidráulico, arquiteto, construtor, projetista, encanador, etc • Sistema livre de riscos de explosões ou acidentes • Energia simples, gerada no local de consumo • É uma energia gratuita, limpa, renovável e abundante • O retorno do investimento é garantido • Baixo custo de manutenção • Garantia de 6 anos • Vida útil do equipamento de 20 anos • Manutenção preventiva • Fonte substituidora da energia elétrica • Redução de gastos considerável com energia elétrica • Menor crescimento na demanda de energia elétrica para o futuro • Menor investimento em geração e distribuição de energia elétrica
Qual é a temperatura da água de um Aquecedor Solar?
A temperatura da água do Boiler pode variar, pois são diversos fatores que poderão interferir na eficiência do Sistema de Aquecimento Solar (SAS). Estas interferências podem ser descritas como o(a): • Tipo de instalação • Tipo de sistema de funcionamento • Quantidade de área de coletor solar instalada • Posição dos coletores solares • Temperatura regulada do termostato da resistência elétrica • Distância do Boiler até os pontos de consumo Enfim, sem considerar as diversas interferências que podem diminuir a eficiência do Sistema de Aquecimento Solar (SAS), a temperatura média no reservatório de água quente (AQ) é de aproximadamente 50ºC no inverno e de 70ºC no verão, podendo chegar ao pico máximo de 80ºC nos dias de registros de temperaturas extremamente alta.
Qual tubulação utilizar para Água Quente?
Existem instalações internas e externas num Sistema de Aquecimento Solar. Para melhor compreensão será apresentado abaixo as características dos dois tipos de instalações: de uso interno e de uso externo.

Uso Interno. Para utilização interna dos pontos de consumo a tubulação, fora o cobre que é um material que é utilizado na distribuição de água quente à muitos anos, podem ser utilizados tubos especiais em materiais plásticos como é o caso do CPVC fabricado pela Tigre ou o PPR fabricado pela Amanco. Maiores informações ver no site dos fabricantes os catálogos com as especificações técnicas destes materiais.

Uso Externo. Para utilização externa instalar um Aquecedor Solar Hidroplac® a tubulação de interligação entre o Boiler e as Placas devem ser de cobre. Para regiões de frio intenso é recomendável que se utilize um isolante na tubulação de cobre.